xururucas no maternal

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dentinhos sadios

olaaa!!!!
Até o fim deste mês estaremos trabalhando com os xururucas o Tema "Saúde Bucal", além de estimular a escovação iremos propor dinamicas e dicas para os pais.


Como prevenir a cárie e ter dentes saudáveis

Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras.

Evite alimentos que aumentam o risco de cárie (cariogênicos), carboidratos conhecidos como açúcares. Exemplos: refrigerantes, chicletes, balas, melado, pudins, mel, sorvetes, chocolates e outros. Se comer algum desses alimentos, procure escovar os dentes logo em seguida.

Evite dar comida para a criança na mesma colher que você ou outra pessoa esteja usando, evite beijá-la na boca pois estes procedimentos podem ser formas de contágio da cárie e outras doenças. A cárie é uma doença infecto-contagiosa e portanto transmissível.

Escove os dentes da criança desde o aparecimento do primeiro dente na arcada e após cada refeição.

Faça opção por escovas de cerdas macias, para não machucar a gengiva, e cabeça pequena para chegar em todos os lados dos dentes.

Troque as escovas no máximo de dois em dois meses, quando as cerdas já estão desgastadas.

Use sempre creme dental com flúor e menos abrasivos (com poucos grânulos), para não desgastar o esmalte dos dentes.

Visite seu dentista periodicamente (de seis meses a um ano), ele irá determinar o espaço de tempo necessário entre as consultas de revisão. Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal. É importante nessa ocasião fazer limpeza dos dentes e aplicação de flúor gel.
Os xururucas estão na expectativa, pois prometi participar com eles da escovação na sexta- feira. Amanhã levarei para a sala oum kit que recebemos a muito tempo e quase não saiu da caixa.
Beijos brilhantes

2 Comentários:

  • oI QUERIDAAAAA!!!
    Também vou trabalhar higiene bucal apartir de segunda feira... poderiamos trocar idéias, ou melhor, eu estou precisando de idéias... rsrs... já que ainda não tenho muita experiência como professora... vc consegue fazer a higienização dos dentinhos todos os dias na escola????

    Por Blogger Pra Gente Miúda, Às 18 outubro, 2007 19:52  

  • Olá!
    Passei para dar uma espiadinha e não poderia sair sem dizer que seu cantinho está lindo!!!
    Parabéns!!!
    Beijos!!!

    http://espacoparasonhar.blogspot.com/

    Por Blogger Juliana, Às 19 outubro, 2007 20:34  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial