Este ano pretendo investir mais na "rotina diaria" dos alunos, em 2007 me envolvi tanto com os projetos que deixei de lado (sem perceber) atividades importantes na rotina deles.
O que norteia a rotina diária de todas os grupos é a prática pedagógica adotada. Cada elemento da rotina pretende proporcionar à criança um tipo diferente de experiência, alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais e através da utilização dos vários espaços da creche. Estes são os elementos principais da rotina que estabelecerei este ano, provavelmente ela sofra algumas modificações após eu conhecer os novos alunos:
Chamadinha / Rodinha:
Atividade que inicia a escolaridade. As crianças sentam-se em roda no chão e participam do momento da chamadinha, onde marcam sua presença, percebem as ausências, sempre com brincadeiras diversificadas com o apoio dos cartões da chamada, onde são escritos os nomes (3 a 4 anos) e dependendo do grupo contendo a foto da criança (2 a 3 anos). Após este momento, as crianças são estimuladas a falar sobre o que pensam e desejam fazer. Algumas crianças trazem objetos pessoais, muitas vezes representando ainda um vínculo com o ambiente familiar e, nesta hora, são orientadas a apresentá-los aos amigos, falando sobre eles. É importante aproveitar o momento para conversar sobre algum assunto importante, propor novos projetos, etc.
Atividade em Sala (pequenos grupos ou individual):
As crianças trabalham geralmente numa atividade de escolha livre ou escolhida e organizada pela professora. Participam e falam da experiência realizada, respondem às questões formuladas, sempre atendendo aos objetivos planejados.
Atividades livres e dirigidas no Pátio:
Intensa atividade física, com uma volta à calma, antes de retornar à sala.
Atividades de Trabalho em grandes Grupos:
Em grupo, as crianças trocam idéias, cantam,
realizam jogos, escutam e constróem histórias coletivas, interpretam e discutem acontecimentos especiais e significativos que já passaram ou que se aproximam (datas importantes / festas / passeios / etc.). Os temas destas conversas em grupo são sempre significativos para as crianças e planejados pelo educador, visando atingir os objetivos que norteiam o trabalho com o grupo.
Síntese e Avaliação:
Revisão e reflexão das atividades desenvolvidas durante o dia, com o objetivo de relembrar, apreciar e de avaliar e a partir disto, participar do planejamento do próximo dia.
Estou tirando um tempinho para a "confecção dos cartazes", geralmente utilizo a noite quando os meus filhos já aproveitaram o dia comigo!
Marcadores: cartazes, rotina
2 Comentários:
Parabéns pelo blog, me ajudou retirar dúvidas que estava.
Por Anônimo, Às 15 junho, 2008 11:44
gostei muito parabens
Por Anônimo, Às 17 outubro, 2012 20:19
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial