xururucas no maternal

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Adaptação (parte II)

Olá !!!
Não engane a criança, isto facilitará a relação de confiança e, conseqüentemente, o fortalecimento do sentimento de segurança frente à nova experiência que ela está estruturando. Nunca demonstre insatisfação diante da criança com queixas e reclamações sobre a escola, caso tenha algum questionamento a fazer sobre o processo.
Frente a esta circunstância, procure o serviço de coordenação.
A família precisa estar certa de que isso vai ser bom para ela, para que tudo corra bem.
Quando a criança solicitar ajuda, deve-se encaminhá-la para a professora e não forçá-la a realizar tarefas, pois, quanto mais discreta for a participação, melhor será a passagem ou transferência do acompanhante para a professora.
No mais, caberá à escola programar um período facilitador dessa adaptação, em que deverão acontecer atividades suficientemente atraentes que possibilitem à criança fazer a opção de ficar na escola, apesar deste fato representar afastar-se de sua mãe.
Além do vínculo com as professoras e demais funcionários,responsáveis diretos pela recepção diária e acompanhamento do desenvolvimento da criança, os pais também participam na familiarização com a escola.
Concluindo, podemos dizer que uma boa adaptação à escola ocorrerá quando existir uma harmonia da criança consigo mesma, dela com a família e desta com a escola, na figura da professora representando a instituição.
Portanto, será através da interação professora/família que teremos uma boa adaptação escolar.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial