xururucas no maternal

sábado, 14 de junho de 2008

Agressividade, o que fazer?

É possível que as crianças não desenvolvam formas mais maduras de expressar sua agressividade. Isso pode ser percebido quando, com 4 ou 5 anos, só batem, mordem, lutam e causam muita destruição por onde passam. Também se percebe essa distorção quando elas xingam, ironizam, brigam e dão sinais de tirania e intransigência. A freqüência, a forma e a intensidade dessas atitudes são o sinal de alerta: algo pode não estar bem. É possível que a criança não esteja entendendo os limites que foram estabelecidos ou não esteja sabendo controlar e adequar os seus impulsos. Ela pode também estar expressando a necessidade de mais afetividade por parte dos pais.
Procure agir com calma, proponha para sala algumas atividades de relaxamento, demonstre carinho por ele, abrace, faça dele seu ajudante oficial, mostre que se preocupa com ele e que as atitudes negativas a entristecem.

1 Comentários:

  • Visitei o seu blogue e achei interessante esta postagem. De facto é um problema que tem vindo a generalizar-se... parece-me que, infelizmente, os pais têm alguma responsabilidade pois deixam as regras "para mais tarde", para quando os filhos forem para a escola e os meninos nunca ouviram um não.
    Se quiser conhecer o "compromisso" elaborado em torno destes problemas pelo meu grupo de crianças de pré-escolar, visite o nosso blogue em http://jardim de cruzeiro.blogspot.com e procure nas mensagens mais antigas onde dis "O nosso compromisso".
    Até breve!

    Por Blogger Educadora de Infância, Às 15 junho, 2008 14:07  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial