xururucas no maternal

sábado, 5 de janeiro de 2008

Rotina Diária

Este ano pretendo investir mais na "rotina diaria" dos alunos, em 2007 me envolvi tanto com os projetos que deixei de lado (sem perceber) atividades importantes na rotina deles.

O que norteia a rotina diária de todas os grupos é a prática pedagógica adotada. Cada elemento da rotina pretende proporcionar à criança um tipo diferente de experiência, alternando atividades calmas e agitadas, individuais e grupais e através da utilização dos vários espaços da creche. Estes são os elementos principais da rotina que estabelecerei este ano, provavelmente ela sofra algumas modificações após eu conhecer os novos alunos:

Chamadinha / Rodinha:
Atividade que inicia a escolaridade. As crianças sentam-se em roda no chão e participam do momento da chamadinha, onde marcam sua presença, percebem as ausências, sempre com brincadeiras diversificadas com o apoio dos cartões da chamada, onde são escritos os nomes (3 a 4 anos) e dependendo do grupo contendo a foto da criança (2 a 3 anos). Após este momento, as crianças são estimuladas a falar sobre o que pensam e desejam fazer. Algumas crianças trazem objetos pessoais, muitas vezes representando ainda um vínculo com o ambiente familiar e, nesta hora, são orientadas a apresentá-los aos amigos, falando sobre eles. É importante aproveitar o momento para conversar sobre algum assunto importante, propor novos projetos, etc.
Atividade em Sala (pequenos grupos ou individual):
As crianças trabalham geralmente numa atividade de escolha livre ou escolhida e organizada pela professora. Participam e falam da experiência realizada, respondem às questões formuladas, sempre atendendo aos objetivos planejados.
Atividades livres e dirigidas no Pátio:
Intensa atividade física, com uma volta à calma, antes de retornar à sala.
Atividades de Trabalho em grandes Grupos:
Em grupo, as crianças trocam idéias, cantam,
realizam jogos, escutam e constróem histórias coletivas, interpretam e discutem acontecimentos especiais e significativos que já passaram ou que se aproximam (datas importantes / festas / passeios / etc.). Os temas destas conversas em grupo são sempre significativos para as crianças e planejados pelo educador, visando atingir os objetivos que norteiam o trabalho com o grupo.
Síntese e Avaliação:
Revisão e reflexão das atividades desenvolvidas durante o dia, com o objetivo de relembrar, apreciar e de avaliar e a partir disto, participar do planejamento do próximo dia.
Estou tirando um tempinho para a "confecção dos cartazes", geralmente utilizo a noite quando os meus filhos já aproveitaram o dia comigo!

Marcadores: ,